terça-feira, 23 de outubro de 2007


THE BEATLES GET BACK
Os Beatles começaram o ano de 1969 registrando em filme uma série de gravações
primeiramente nos estudios Twickenham que já tinham sido usados por eles nas gravações de vídeos promocionais para Hey Jude e Revolution , em Setembro de 68.
Depois eles mudaram para o novo estudio da recém fundada Apple , no nº 3 da Saville Row , Londres.
Ali passaram o mês de Janeiro ensaiando e gravando novas e velhas canções , pois pretendiam voltar a se apresentar ao vivo , sem grandes recursos de estudio , somente os quatro como nos velhos tempos .
A presença constante de Yoko Ono no estudio fez com que a tensão entre os membros da banda aumentasse cada vez mais .
Paul e principalmente George e Ringo se incomodavam com os palpites de Yoko que interrompia as músicas para sugerir arranjos . Tudo isso pacientemente observado por John Lennon , a essas alturas um homem apaixonado e dominado pela futura esposa.
Um dia George abandonou as gravações depois de uma discussão com Paul sobre como e onde tocar a guitarra numa música do companheiro .
Depois de quase 30 dias de gravações o Projeto Get Back , como foi chamado inicialmente , é abandonado.
As gravações de audio que foram mixadas por Glyns Johns são arquivadas em seguida .
Em 1970 John Lennon pegou os master tapes e deu a Phil Spector, conhecido produtor que mexeu em todas as faixas , acrescentando arranjos de orquestras e coro para músicas como Long And Widing Road . Across The Universe que tinha sido gravada há mais de dois anos , em fevereiro de 1968 , teve diminuída a rotação e retirados os efeitos de pássaros na introdução. Além disso os vocais de fundo que davam a harmonia no refrão " nothing is gonna change my world" , originalmente feitos por duas fãs , Gayleen Peese e Lizzie Bravo , foram substituídos por um coro de 14 vozes. Várias passagens do show do telhado foram acrescentadas aos takes gravados na parte de baixo , no estudio que ficava no porão do prédio da 3 Saville Road , sede da Apple. O objetivo foi dar uma sensação de "ao vivo" para o disco que foi lançado em 1970 e se chamou Let It Be .
Já o filme que era para ser um documentário para a Tv , virou um produto para o cinema . Mostrou os Beatles ensaiando velhas canções como You Really Got A Hold On Me , Besame Mucho e músicas mais recentes como Across The Universe , Maxwell's Silver Hammer (destinada ao album Abbey Road) Two Of Us , Don't Let Me Down e Get Back , além de Let It Be
O final do filme mostra os Beatles no telhado da Apple , fazendo um show de improviso que ficou conhecido como Rooftop Concert . Isto aconteceu no dia 30 de Janeiro de 1969 , quando tiveram a idéia de fazer um concerto rápido na hora do almoço e escolheram a cobertura do prédio da Apple , tocando ao vivo pela última vez . A apresentação teve 42 minutos de duração com o seguinte set list : Get Back ensaio , Get Back , Don't Let Me Down , I've Got A Feeling , The One After 909 , Dig A Pony , I've Got A Feeling segundo take , Don't Let Me Down , Get Back .

Um comentário:

Anônimo disse...

Oiee tah lindo o blog viu! seu nilton:) heheehe Bj

te amo muitoooooo parabéns pelo trabalho sensacional.... te adoro bjussssssssss;;;;